domingo, 26 de maio de 2013

O sistema de transporte e a hipocrisia brasileira



    Atualmente São Paulo e outros estados brasileiros vivem uma polêmica, o aumento da tarifa dos trens, metrô e ônibus. O problema, em suma, não se limita somente ao aumento da passagem, mas, engloba o inconformismo da população com a qualidade do sistema de transporte paulista e com a hipocrisia ocasionada perante as informações que são passadas ao povo.
    Em resposta a situação, o atual prefeito de São Paulo, Haddad, afirmou ao jornal Folha de São Paulo que “o limite máximo do aumento será a inflação acumulada no período”, porém, isto não justifica nem ameniza os reflexos do aumento tarifário no transporte, uma vez que já se tem uma insatisfação com a qualidade atual, se torna ilógico e injustificável a proposta, levando em consideração que a tarifa de São Paulo é a mais alta do país.
   Devemos ressaltar também que a elevação só se dá pois a população não tem uma base de mobilização eficiente contra os abusos, e não tem o hábito de escolher com seriedade seus representantes legais.
   A exemplo de sucesso do movimento de redução da tarifa, podemos citar a capital do Amapá; Macapá, que, juntamente com o seu prefeito (Clécio Luís – PSOL) conseguiram barrar o aumento tarifário; de acordo com o mesmo, não há justificativa para aumentar a passagem sem que os serviços sejam melhorados.
   Entende-se que o Brasil está em início de crise inflacionária, e que a presidenta Dilma está tentando controlar a inflação desde o começo do ano, por isso vem pedindo para o Haddad não aumentar (muito) a tarifa, assim a tarifa só vai aumentar em junho, e não em janeiro, como de costume. Mas, a inflação é um argumento fraco da governança brasileira, pois, nem se aumentou o tarifário de 2013 e já se prevê um aumento para 2014; "Em 2014 vai ter [aumento], mas não temos data definida ainda", disse Haddad, ao ser questionado se haveria novo reajuste em janeiro.
   Concluímos que o problema não é somente o aumento da passagem, mas advindo a ele podemos destacar outros conflitos para a sociedade que se refletem no aumento, como por exemplo os governante do nosso país.



E.E. Professor Alberto Salotti

Nome: Bianca Aparecida Campos Neves   
nº 06 
Série: 3º A
Professor: Wilson Amaral ( Língua Portuguesa)






Nenhum comentário:

Postar um comentário