A
realidade que vivenciamos hoje, diz que o comportamento e ações criminosas têm
como um dos responsáveis os jogos eletrônicos, um grande exemplo, foi o acontecimento
trágico na escola de realengo no Rio de Janeiro-RJ, logo depois a mídia falou
em suas diversas reportagens, que o Wellington Menezes de Oliveira possuía um
blog em que escrevia sobre o jogo GTA e que passava horas jogando o game, logo
passaram a acusar o jogo como responsável pelo ato do jovem. Não podemos dizer
que os jogos não influenciam a sociedade, SIM eles influenciam, assim como
influenciam os filmes, novelas, seriados, programas de palco, jornais etc.
No jogo
GTA, se o jogador atirar, atropelar, intimidar, bater, roubar ou cometer
qualquer outro tipo de infração, simplesmente o personagem será perseguido e
preso pela a polícia virtual, nesse caso o jogador será influenciado que não
deve e não pode cometer ações criminosas no mundo real.
Em uma
matéria no CQC
( Documento da Semana sobre Vídeo Games exibida em 11/04/2011 ), a mãe de
uma criança de 11 anos, disse que o governo deve intervir na venda dos jogos
violentos e que eles são um problema para sociedade. Então, ela esta dizendo
que não tem autoridade alguma sobre o próprio filho, pois não consegue fazer
com que o filho não jogue o jogo violento.
Hoje 70%
da população americana joga vídeo games, isso quer dizer que não só os
criminosos e as pessoas violentas jogam mais sim os escoteiros, os avós
bonzinhos, os adultos, até mesmo os políticos. Aliás, um dos estudos verificou
que a relação é inversa, a criança ou adolescente que não joga videogames tem
mais fatores de risco para desenvolver um comportamento agressivo, antes da
invenção da televisão e do cinema, os humanos e principalmente os homens eram
mais agressivos. Com a popularização dos videogames, os índices de
criminalidade juvenil caíram ainda mais. Outro estudo identificou que
dependentes químicos, ao jogar videogame a necessidade da droga se torna menor
e ajuda na recuperação do individuo.
Os vastos
indícios apontam a inocência dos vídeo games, mais não adianta muitos ainda se
preocupam com ele. Nós sabemos muito bem que os fatores reais para que uma
criança se torne um adulto violento é a pobreza, pais ausentes, famílias
desestruturadas, e outros muitos fatores.
E.E. Professor Alberto Salotti
Nome: Leonardo Felipe
Nº 17
Série: 3º A
http://www.youtube.com/watch?v=7Yu5FJCiu7U
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